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- Congresso Andav 2023 reúne mais de 12 mil participantes e registra recordes em sua 12ª edição
O Congresso Andav 2023 reuniu 12,2 mil profissionais e ressaltou a pujança, o crescimento e a importância do mercado de insumos agropecuários para o Brasil. Realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, contou com a presença de 220 marcas, em 160 empresas expositoras, que apresentaram novidades em tecnologias e produtos e soluções inovadoras do setor.
Ponto de encontro da distribuição de insumos agropecuários e veterinários, o Congresso Andav 2023 é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organização da Zest Eventos.
Para a próxima edição, que será realizada de 6 a 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, a expectativa é de uma nova expansão.
Plenária do Congresso Andav
O Congresso Andav contou com uma programação robusta, com cerca de quinze eventos de conteúdo, entre painéis, palestras, fórum e talk show, e a participação de mais de 4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9 congressistas e debateu o tema “Agroeconomia brasileira: um olhar para o futuro”.
Com o auditório completamente lotado, a cerimônia oficial de abertura do Congresso Andav 2023 contou com os pronunciamentos de Oswaldo Abud, presidente do Conselho Diretor da Andav, Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav, do secretário da Agricultura e Pecuária de São Paulo, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, do superintendente de Agricultura e Pecuária de São Paulo, Guilherme Campos, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. A palestra magna ficou a cargo do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros.
Um dos destaques foi a divulgação da 8ª Pesquisa Nacional da Distribuição, uma realização da Andav. Os resultados foram apresentados por Paulo Tiburcio e retratou o crescimento sustentável do setor e os avanços em diversas áreas realizados pelos Distribuidores Associados da Andav para a entrega de produtos, soluções, serviços e tecnologia ao produtor rural, com ainda mais confiabilidade, qualidade e precisão.
Na programação, houve a realização do Fórum Green Deal: As Implicações do Pacto Verde Europeu ao Brasil, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que teve as participações de Ingo Plöger, vice-presidente da ABAG; Samanta Pineda, advogada especialista em Direito Socioambiental da Pineda & Kranh Advogados; e Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Esta edição contou com a participação de especialistas internacionais. No painel O cenário global da distribuição de insumos, Alberto Yoshida, Diretor Conselheiro Andav; Daniel Quiñonez, CEO Ansa Sapi, do México; e Johan Nienaber, Diretor Regional Inteligro, da África do Sul, apresentaram as dinâmicas do mercado de distribuição no mundo. A moderação foi de Matheus Cônsoli, Sócio Markestrat. Já a o pai do marketing moderno, o professor universitário americano Philip Kotler, falou sobre os principais conceitos do Marketing 5.0.
Novos negócios para a distribuição também ganharam destaque através do painel Distribuição 360°: Novos Negócios e Oportunidades que reuniu Marco Antonio Lima Menezes, sócio-proprietário da AP Agrícola, Mário Augusto Silveira, CEO da Agroshop, Roberto Motta, CEO da Agro Amazônia e Antonio Ferreira de Castilho, Forte e Fértil Soluções Agrícolas. Contando com a moderação de Junior Crosara, sócio-proprietário da Crosara Consultoria.
Comunicação, educação e sociedade no agro
O Agro Brasileiro tem que envolver a sociedade urbana sobre os benefícios do agronegócio através de dados e fatos e das boas histórias, contadas com linguagem adequada para que a comunicação seja efetiva e não fique apenas no próprio segmento. No painel “Comunicação, Educação e Sociedade: análises transversais sobre o agro”, durante o Congresso Andav 2023, especialistas entendem que a falha na comunicação requer o que chamaram de “Plano da verdade e da transparência”, com parâmetros e métricas.
Marcos Amazonas, CEO da Connect Entretenimento e Educação, disse que é preciso mostrar a performance do setor em diferentes canais que alcancem todos os públicos com mensagens diretas às novas gerações. Letícia Jacintho, presidente do De Olho No Material Escolar (DONME), concorda e lembra que o Brasil é o país que mais perde jovens do campo para as cidades.
Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG-RP), diz que a boa comunicação está na compreensão correta e que é preciso descobrir o propósito dos jovens para melhor envolvê-los. Cassiano Ribeiro, diretor de Redação da Globo Rural e Valor, diz que o desconhecimento e o distanciamento físico e social são algumas razões na faixa da população desfavorável ao agro. Ricardo Nicodemos, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), entende que é preciso construir um posicionamento que ultrapasse os limites do setor e do campo.
Da economia e política brasileira à inovação – No encerramento do Congresso Andav 2023, o apresentador Alexandre Garcia disse que o Agro precisa de mais vozes na política, na mídia e nas escolas. E na sequência, encerrando a agenda na plenária do evento, o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros Filho, abordou a inovação como um movimento permanente de melhoria.
Ao longo dos três dias, a Plenária do Congresso Andav 2023 tratou de temas ligados à inovação, tecnologia, crédito, comunicação, educação, sociedade, inclusão, diversidade, reforma tributária e panorama político-econômico. Entre as reflexões feitas pelos painelistas, os destaques ficaram por conta do Brasil ter uma produção sustentável no Agro, que precisa ser melhor comunicada aos mercados consumidores, de encontrar as oportunidades de novos negócios com uso de tecnologia e inovação, do papel protagonista do distribuidor de insumos para disseminação de novos produtos, serviços, tecnologia e informação ao produtor rural; do crescimento de crédito e investimentos privados no setor; e do trabalho contínuo dos Distribuidores para manter o setor em crescimento e desenvolvimento.
Fonte: Andav
Assessoria de Comunicação
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