- Home
- /
- Notícias
- /
- Agropecuária
- /
- Nota de Posicionamento da Andav: Enem 2023
Em relação à recente realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo, 5 de novembro de 2023, a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) manifesta sua preocupação e apoio público à anulação das questões 70, 71 e 89 da prova aplicada. Essa manifestação se baseia na importância do Enem e na constatação de que as referidas questões se embasaram em fontes que propagam informações imprecisas e inverídicas, que não condizem com a realidade da Agroeconomia Brasileira.
Representando mais de 2.900 associados em todas as regiões do país, a Andav reforça a relevância do Enem como um instrumento para o acesso de milhões de brasileiros às universidades. Essa acessibilidade contribui significativamente para o crescimento do nosso país e de toda a nossa economia.
Preocupados com o futuro de milhões de estudantes brasileiros, e com base na recente manifestação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), reiteramos a importância de um estudo liderado pela Associação “De Olho no Material Escolar,” produzido em colaboração com a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP). Esse estudo analisou 9 mil páginas de 94 livros de editoras que fornecem material didático ao Ministério da Educação (MEC) e revelou que 88% das menções ao agronegócio são autorais e desprovidas de embasamento científico. Isso reforça a nossa crença de que a problemática surgida na última edição do Enem reflete um problema estrutural em nossa educação básica.
Nesse contexto desafiador, a Andav se coloca à disposição das autoridades competentes, da sociedade civil e das instituições educacionais, com o objetivo de colaborar na busca de soluções que melhorem a qualidade da educação no Brasil. Estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do país e da sua economia, entendendo que a educação desempenha um papel fundamental nesse processo.
Fonte: ANDAV
Assessoria de Comunicação
Related Posts
Biológicos, WhatsApp e pagamento à vista. A “mente” do agricultor, segundo a McKinsey
Pesquisa divulgada pela consultoria a cada dois anos indica preferências do agricultor no Brasil e reforça tendências como maior adoção de...
Áreas tratadas por defensivos agrícolas crescem 9,3% no primeiro semestre de 2024
Atrelado ao desenvolvimento positivo da safra de soja e às condições climáticas enfrentadas pelo País, o primeiro semestre de 2024 foi...