- Home
- /
- Notícias
- /
- Curiosidades
- /
- Utilizando o sol e...

por: Redação Hypeness
Luz solar e água do mar: essa é a receita da fazenda Sundrop para fazer brotar, no meio do deserto australiano, 18 mil tomateiros, podendo produzir até 17 mil toneladas de alimento por ano. A fazenda é a prova de que, sem solo adequado, sem o uso de combustível fóssil, sem água subterrânea ou pesticidas, mas com a devida inteligência humana, pitadas de tecnologia e boas intenções é possível plantar alimentos diversos contra as condições mais adversas.
O plantio da Sundrop Farms é realizado dentro de uma estufa hidropônica forrada simplesmente com papelão encharcado de água. A plantação no deserto australiano possui 20 hectares e foi inaugurada no último dia 06 de outubro.
A água é retirada do Golfo Spencer, todos os processos elétricos dentro da estufa – inclusive a dessalinização da água do mar – é feito com energia renovável, através de 23 mil espelhos que refletem a luz solar para uma torre receptora.
Os primeiros tomates produzidos já estão sendo oferecidos nos supermercados do país, e a promessa é de expansão: em breve produzir outros alimentos, como frutas e pimenta. As mudas são cultivadas dentro de cascas de coco, e a fazenda utiliza insetos específicos para controlar as possíveis pragas.
Toda a Sundrop Farms custou 200 milhões de dólares, mas o CEO da empreitada garante que muito em breve o investimento se fará valer – e o fato de não precisar usar combustíveis fósseis não só ajuda no orçamento da empresa, como também no lucro ambiental que esse tipo de empreitada trará para o mundo.
© fotos: divulgação
Fonte original da matéria: Hypeness
Related Posts

Tarifas dos EUA podem ser oportunidade ao agronegócio do Brasil, diz Fávaro
(Reuters) - As tarifas adicionais aplicadas pelos Estados Unidos podem ser oportunidade para o agronegócio do Brasil, que é "muito...

Juntos Pelo Futuro da Agricultura
Neste dia Mundial da Agricultura, a Aprovar Agropecuária reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento de...

Responsável por mais de 20% do PIB nacional, agronegócio é um dos setores mais impactados pela Reforma Tributária
Com 2025 marcando o início da transição para o novo modelo, coordenadora fiscal da Agrex do Brasil e Synagro, Kesia Oliveira, destaca...