A cultura cafeeira enfrenta em 2017 o pior nível de infestação por broca-do-café registrada nos últimos anos. De acordo com Júlio Souza, entomologista da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), a praga já atinge áreas responsáveis por 50% da safra, e os danos podem chegar a 30% dos grãos de café verde.
“Já estamos buscando reverter essa situação por meio de pesquisa”, adiantou o Souza ao Portal da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura). Ele conta que não é comum haver infestações na região sul de Minas, onde está localizada a maior concentração da produção cafeeira: a última incidência da praga havia sido registrada há sete anos.
Na visão do diretor executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz, o problema está ligado à proibição do uso do inseticida endosulfan no ano de 2013. “Após essa proibição, as lavouras foram muito afetadas por essa praga, principalmente na região do Cerrado e Sul de Minas Gerais, maior produtor de café do Brasil, com cerca de 50% do parque cafeeiro e do volume total da produção nacional do grão”, alerta.
“Como a broca diminui o valor de venda dos grãos, se nossa produção ficar conhecida como vítima de uma infestação dessa praga, vamos ter problemas sérios de vendas, até para a exportação, diminuindo o valor do café brasileiro e reduzindo a oferta de grãos de melhor qualidade que o mercado mundial precisa e paga”, ressalta.
A Abic recomenda que as indústrias só aceitem lotes de café com, no máximo, 5% de broca: “Hoje, o mercado traz lotes com níveis de broca muito superiores a isso, mas o uso de café nessas condições submete a indústria a ficar irregular em relação a norma RDC14 da Anvisa”.
Confira no Sistema AgrolinkFito mais informações sobre o problema e os controles químicos registrados para o combate da praga.
Assessoria de Comunicação
Related Posts
Rota do Café entre Minas Gerais e São Paulo vira monumento nacional
O caminho percorrido pelo café produzido nos estados de Minas Gerais e São Paulo até o Porto de Santos, e todo o desenvolvimento promovido...
Dia Mundial, Internacional ou Nacional do Café?
De fato, nós, apaixonados por café, sabemos que todo dia é dia do café, então não nos falta motivo para celebrar o dia daquele que nos...