Também continua chovendo no Centro-Oeste e Matopiba; Centro-Sul do Brasil continua com tempo muito seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas válido nas próximas 24 horas em áreas de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Desde ontem chove de muito nessas áreas, atingindo parte da produção do conilon e bloqueando estradas.
“Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, afirma o comunicado do Inmet.
Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, as chuvas continuam sendo influenciadas pela Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), em atuação na área desde o começo desta semana. “A situação é bem complicada e vai continuar ao longo do dia. O dia será de tempo fechado, com chuva a qualquer momento e podendo chegar em forma de pancada”, comenta a especialista.
Veja as áreas em estado de alerta vermelho:
Fonte: Inmet
Dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet mostrava, por volta das 10h30 (horário de Brasília), acumulados de chuva chegando a 100mm, registrados entre a madrugada e primeiras horas da manhã desta quarta-feira (8), mas de acordo com produtores rurais os volumes registrados entre ontem e hoje já chegam a 300mm.
O modelo Cosmo do Inmet prevê que até o próximo sábado, dia 11, o cenário continuará sendo de bastante chuva nessas áreas. Durante os próximos três dias, a previsão de precipitação é de chuva entre 30mm e 40mm para cada dia no norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Além dessas áreas, para as próximas 24 horas, o Inmet mantém a condição de chuva no centro-norte do Mato Grosso, norte de Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí. Todas essas áreas têm previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no período.
No centro-sul do Brasil, o cenário continua sendo de tempo muito seco e temperaturas elevadas. Segundo Naiane, Mato Grosso do Sul e os estados da região Sul, além das temperaturas acima dos 30 graus, também ficam em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar que pode atingir níveis críticos nas horas mais quentes do dia.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Assessoria de Comunicação
Related Posts
Inmet: Semana deve concentrar chuvas entre o Sudeste o Centro-Oeste do Brasil
A semana começa com chuvas espalhadas por quase todo Brasil nesta segunda-feira (28). O modelo Cosmo, do Inmet (Instituto Nacional de...
Atenção produtores!!! Preparem as máquinas, a temporada de chuvas vai começar, garante o Inmet
Mamedes Luiz Melo - Meteorologista do Inmet Previsões mostram chuvas generalizadas e em bons volumes para toda a região central do...