De fato, nós, apaixonados por café, sabemos que todo dia é dia do café, então não nos falta motivo para celebrar o dia daquele que nos acorda com um aroma irresistível e um sabor intenso. Quem aprecia um café de qualidade sabe muito bem disso.
O café é tão importante na nossa vida que tem 03 datas para ser comemorado. São eles:
- Dia Mundial do Café: 14/04
- Dia Nacional do Café: 24/05
- Dia Internacional do Café: 01/10
Dia 24 de maio, dia 14 de abril ou dia 01 de outubro. Afinal, qual é o dia do café?
Embora seja muito gostoso celebrar o café, precisamos entender o porquê de tantas datas diferentes.
De fato, todas as datas estão corretas. Embora pareça tudo a mesma coisa, mas não é. Poderia haver uma unificação das datas que celebrasse o café no mundo todo, mas, eu não me incomodo de comemorar o café 3 vezes ao ano e você?
DIA 14 DE ABRIL
No dia 14 de abril costumava ser celebrado o Dia Mundial do Café. Nesta data, a indústria cafeeira mundial celebra a 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. Esta talvez seja a data mais conhecida quando se trata de referências na internet.
DIA 24 DE MAIO
Já em 24 de maio se celebra não só o Dia Nacional do Café, mas também o dia barista, que é o profissional especialista no preparo de bebidas à base de café. O dia 24 de Maio foi oficializado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005, com ela entra em cena simbolizando a época de abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras do país. Portanto, trata-se de uma data comemorativa apenas no Brasil.
DIA 01 DE OUTUBRO
Por fim, em 01 de outubro temos o Dia Internacional do Café. Sendo assim, essa é uma celebração global por conta da existência de muitos apaixonados por café espalhados pelo mundo. Em resumo, a data foi escolhida em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), com o objetivo de unificar as celebrações ao redor do mundo.
E agora deu aquela vontade de tomar um cafezinho especial né?
Imagens: pixabay
Assessoria de Comunicação
Related Posts
Programa Global de Agricultura de Baixo Carbono da BASF indicam caminhos para reduzir emissões
Resultados apresentam uma redução de até 30% nas emissões de gases de efeito estufa nos principais cultivos que usam soluções...
Conab projeta aumento das safras de arroz, algodão, feijão, milho e soja no ciclo 2024/25
Com área e produtividade maiores, a expectativa é de uma colheita de soja de 166,28 mi de t, 12,82% superior a 23/24 Em meio aos desafios...