A massa de ar polar segue derrubando as temperaturas na faixa Centro-Sul do Brasil. Mais uma vez, geadas foram registradas em algumas áreas da região Sul e cidades de Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Minas Gerais registraram mínimas abaixo de zero nesta quarta-feira (11). A partir de sexta-feira (13), no entanto, o frio começa a diminuir nessas áreas.
“O ar polar permanece sobre todo o Centro-sul do Brasil mantendo as temperaturas baixas, mesmo com o sol aparecendo ao longo desta quarta-feira”, noticiou a Climatempo. A previsão para hoje é de um amanhecer ainda frio por todo o Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo e ainda há risco de geadas em áreas do Sul e Sudeste de fraca a moderada intensidade.
Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 72 horas (12/07 a 15/07) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Diversas cidades pelo país tiveram mínimas abaixo de zero ontem, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). São elas: Curitibanos (SC): -2,5°C, Rancharia (SP): -0,9°C, Rio Negrinho (SC): -0,7°C, Major Vieira (SC): -0,7°C, São Mateus do Sul (PR): -0,5°C, Lages (SC): -0,4°C, General Carneiro (PR): -0,4°C, Colombo (PR): -0,3°C, Monte Verde (MG): -0,2°C e Caçador (SC): 0,0°C.
Com o frio intenso na faixa Centro-Sul do país, geadas novamente foram registradas nas áreas que são mais de baixadas na região Sul do país nesta quarta-feira. Até o momento, no entanto, não há informação de danos em lavouras devido ao fenômeno, já que a safra de inverno está com desenvolvimento avançado. Ainda assim, produtores seguem atentos ao clima.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quarta, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, destacou que a massa de ar polar começa a perder forças a partir desta sexta-feira. Já a partir de segunda e terça-feira, há a passagem de uma nova massa de ar frio que vai organizar uma frente fria, trazendo chuvas consideráveis para o Sul do país, especialmente para o Rio Grande do Sul.
Veja o mapa das áreas com previsão de geadas nesta quinta-feira em todo o Brasil:
Geada em Ponta Porã (MS). Envio de Alexandre Van
Colheita de milho safrinha da produtora Franciele Correia Ferreira em Assis Chateaubriand (PR). Envio de Marcelo Rodrigues de Oliveira
Colheita de milho família Orlovicks em Barretos (SP). Envio de João Orlovicks Neto
Colheita de Girassol na Fazenda Santo Antônio da Boa Vista em Luziânia (GO). Envio de Élcio sakai
Assessoria de Comunicação
Related Posts
CNA fala dos desafios do agro nas conferências do clima
Tema foi abordado durante live no Youtube na quarta (31) O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Filho, abordou os desafios e...
Onda de calor: veja como o clima tem afetado o agro no mundo
Altas temperaturas e restrição hídrica geram perdas em culturas de grãos em uma parte do globo. Em outros, o clima inunda plantações